domingo, 31 de maio de 2009

"Queremos o ambiente inteiro"

Este é o título de um pequeno pensamento do Padre Leonardo Boff*, que eu adoro. Nele, Leo diz o seguinte:

"Não queremos apenas o meio ambiente. Queremos o ambiente inteiro.

Um ser vivo, como um animal ou uma planta, não pode ser visto isoladamente fora do seu habitat natural.

Deve ser visto e analisado sempre em relação ao conjunto das condições vitais que o constituem e no equilíbrio com todos os demais representantes da comunidade dos viventes com os quais comparte a vida. A esse conjunto de fatores chamamos de bioma, bioma do cerrado, bioma da mata atlântica, bioma das florestas tropicais úmidas.

Tal concepção fez com que os cientistas deixassem os laboratórios e se inserissem organicamente na natureza, onde tudo concive com tudo formando uma imensa comunidade ecológica. Eles próprios se descobrem como parte integrante deste mundo e não apenas como espectadores.

Desse convívio homem-natureza nasce a responsabilidade de cuidar dos ecossistemas, de ajudar a que se regenerem e de manter as condições ecológicas para a sua ulterior evolução".

Precisamos dizer mais alguma coisa?

_________________________
* BOFF, Leonardo. A força da ternura - Pensamentos para um mundo igualitário, solidário, pleno e amoroso. Rio de Janeiro: Sextante, 2006.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

[Livro] RESPONSABILIDADE SOCIAL E CIDADANIA: CONCEITOS E FERRAMENTAS

É possível fazer o download gratuito do livro mencionado, escrito recentemente pelos pesquisadores do LTDS/COPPE/UFRJ para o SESI Nacional aqui.

Sobre o livro:

A elaboração desta obra corresponde ao crescente foco de atenção dedicado ao tema da Responsabilidade Social Empresarial na atualidade, tanto no cenário nacional como no internacional. Vivemos numa era de descontinuidades, com profundas reconfigurações nos espaços de experiências e horizontes de expectativas.

Nesse novo contexto as empresas passam a realizar seus negócios pautando-se em novos reguladores não apenas técnicos, mas também valorativos. A questão ecológica e a internalização dos aspectos ambientais nos modelos e práticas de gestão são exemplos dos mais evidentes dessas reconfigurações. Mas a temática da sustentabilidade não se esgota apenas na dimensão ambiental. Ela remete a uma variada gama de questões envolvendo as complexas relações entre globalização e diversidade cultural, entre prosperidade econômica e eqüidade social.

Petrobras é a 4ª empresa mais respeitada do mundo

A Petrobras saltou do vigésimo para o quarto lugar entre as companhias mais respeitadas do mundo, segundo pesquisa divulgada pelo Reputation Institute (RI), empresa privada de assessoria e pesquisa, com sede em Nova York. O ranking relaciona 200 grandes empresas do mundo e é realizado anualmente desde 2006. Com a quarta posição, a Petrobras superou empresas como Fedex, Google, Microsoft, 3M, Honda, Philips, General Electric e Walt Disney Co.
O mesmo ranking internacional revela que, entre as brasileiras, a Petrobras aparece em primeiro lugar, à frente da Sadia (5º), Votorantim (20º) e Vale (28º). À frente da Petrobras, no ranking internacional, estão duas empresas europeias e uma norte-americana: Ferrero (Itália), Ikea (Suécia) e Johnson & Johnson (EUA).

A Petrobras conquistou também a melhor posição entre as empresas de energia. O Reputation Institute criou um modelo de avaliação (Modelo RepTrak) que mede o nível de estima, confiança, respeito e admiração, por meio de pesquisas realizadas com consumidores do país de origem das empresas. Foram realizadas 75 mil avaliações, de janeiro a março de 2009, em 32 países.

O Reputation Institute avalia sete dimensões que integram o modelo da instituição, com base em pesquisas qualitativas e quantitativas, e explicam a reputação de uma empresa no âmbito internacional: liderança, cidadania, performance, produtos/serviços, inovação, ambiente de trabalho e governança.

Copyright © 2009 Agência Estado.