sábado, 1 de janeiro de 2011

As garrafas d'água

No ano passado (ual, 2010 já acabou!), a grande discussão no departamento onde eu trabalho, era em como economizar grana. A gente estava gastando muito, e a água era um problema que ninguém queria encarar de frente.

Em cada reunião, as pessoas recebiam um copo com uma garrafinha de água ao lado e o garçom (é, lá nós temos garçom) nunca sabia se a água que sobrava na garrafa podia ser reutilizada ou não. É que algumas pessoas optavam por tomar a água direto na garrafa, o que inutilizava a sobra.

Isso só acontecia porque as garrafas eram aquelas de 500 ml. Numa reunião que tivemos e na qual o problema foi levantado, eu sugeri que as garrafas das reuniões fossem substituídas por garrafas de 1,5 litro, o que impediria que se bebesse direto no gargalo e garantiria que a água que sobrasse fosse reaproveitada na próxima reunião.

De mais a mais, eu fiz as contas, a garrafa de 1,5 litro é muito mais barata, relativamente, do que a garrafa de 500 ml. Fazendo uma busca no mercado mais caro do Rio de Janeiro, só pra ter uma idéia, encontrei os seguintes preços:

AGUA MINERAL CRYSTAL 1500ML - R$ 1,79
AGUA MINERAL CRYSTAL 510ML - R$ 1,09

Já deu pra perceber o que eu estava dizendo, não? Mas, não rolou, pois temos um Centro de Serviços Compartilhados que compra para todos os departamentos e que só sabe comprar a garrafa de 500 ml. Agora meu medo é que cortem a água em garrafa. Se ao menos tivéssemos um bom bebedouro, estava tudo bem...

A lição que a gente pode tirar disso é que comprando uma embalagem maior, a gente evita mais poluição, nos lixões, mares e rios. A grande dica então é quando for comprar, prefira as embalagens que contenham uma maior quantidade de produtos, como biscoitos, papel higiênico, etc. Assim você evita o acúmulo de várias embalagens a serem descartadas.

Vamos ajudar a salvar o planeta, evitando o desperdício de água e o acúmulo de plástico!


Nenhum comentário:

Postar um comentário