domingo, 2 de janeiro de 2011

Economizando água no banheiro da sua casa

Você sabia?

Vasos sanitários com caixa acoplada utilizam seis litros de água por descarga em vez dos mais de 20 litros das válvulas de parede convencionais. Instale em sua casa modelos mais modernos que trazem ainda um duplo botão para três e seis litros e podem ser acionados de acordo com a necessidade.

Nossa, esse é um item na construção civil que precisava mudar... e rápido.

No exterior, já é mais fácil encontrar vasos sanitários com as válvulas de descarga divididas em duas: uma mais fraca para o número 1, e outra mais forte, para o número 2. É fato, resíduos sólidos requerem mais água do que os líquidos.

Ainda tem aquela história de que não se deve jogar o papel higiênico no sanitário. Como saber se o correto é jogar no sanitário ou no lixo?

Diz o site Planeta Sustentável, da Editora Abril:

"O papel higiênico – tanto faz se mais fino ou mais grosso – vai ser parcialmente dissolvido na água e o que chegar à estação de tratamento será separado e descartado em um aterro sanitário junto com os demais resíduos sólidos”, explica Hélio Padula, gerente de serviços da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). “A pessoa só não pode exagerar na quantidade de papel por vez para evitar entupir o vaso ou as instalações hidráulicas da casa”, diz. Se for jogado no cesto de lixo, o papel também vai parar no aterro, porém, por ser embalado em sacos plásticos, seu impacto ambiental é maior – plásticos, como se sabe, levam décadas para ser decompostos na natureza.

Caso sua cidade não conte com uma rede coletora de esgoto ou uma estação de tratamento (para se informar disso, ligue para a concessionária de esgoto local), jogue o papel higiênico no lixo do banheiro. Quando lançado no vaso, ele entope mais rapidamente a fossa séptica (tanque enterrado no jardim ou quintal da casa para onde vai o esgoto doméstico quando não há rede coletora). Ao mesmo tempo, aumenta a poluição das águas, já que o esgoto de cidades sem estação de tratamento é despejado in natura em rios ou no mar. Fraldas, absorventes higiênicos e camisinhas devem ser jogados no lixo".

Então, fique ligado, tá?

2 comentários:

  1. Olá! Se eu quiser colocar uma dessas no lugar da minha descarga tradicional (aquelas com boia), precisarei mexer no sistema hidráulico nas paredes? Agradeço se tiver a informação, pois comprei um apartamento e já estou pensando sobre isso. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente não, Kelly. Mas, te recomendo consultar um engenheiro.

      Excluir