domingo, 24 de abril de 2011

No quê você pode ajudar

Hoje é domingo de Páscoa, e pensando no bem que podemos fazer para as pessoas e pro nosso planeta, resolvi postar algo que todo mundo sabe, mas que nem sempre se lembra. Podemos fazer muito, com pequenos gestos, para diminuir o impacto da nossa existência.

Vamos lá:

1) A primeira coisa importante a se fazer é cuidar para comprar apenas o que será consumido em termos de alimentos e bebidas. Porque alimento não utilizado, mesmo na geladeira, estraga. Eu percebi isso quando estávamos em Berlim, ano passado, passávamos mais vezes no supermercado, porque nossa geladeira e dispensa eram pequeninhinhas, e os alimentos eram infinitamente melhor aproveitados do que se comprássemos para fazer estoque. Aliás, pessoal, o tempo do estoque acabou, os preços não sobem mais tanto como antigamente.

2) Uma outra dica interessante é trocar as garrafas de água de plástico por garrafas de vidro. As garrafas ocupam um espaço danado e normalmente fazem um estrago danado nos aterros sanitários e nos rios. Também tem a opção de comprar refrigerante com garrafas retornáveis.

Se não for possível comprar garrafas de vidro, separe as garrafas de plástico para reciclagem. E se não tiver coleta seletiva na sua rua, procure um posto de reciclagem. Os supermercados da rede Pão de Açúcar têm containers de coleta.

3) Tire um tempo do seu dia para verificar se a porta da sua geladeira e freezer estão fechando corretamente. Se essas portas não estiverem bem vedadas, esses eletrodomésticos precisarão trabalhar em dobro. Essa é então uma dica de bom uso da energia e economia pra você.

4) Adote a filosofia entra-um-sai-um! É assim que funciona: se você comprar uma calça jeans nova, doe uma mais velhinha para alguém. Com certeza, ela ainda terá algum tempo de uso e será bem recebida... e você poupará espaço do seu armário, fazendo o bem.

Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário