sábado, 7 de março de 2009

Asteróide quase atinge a Terra na última segunda-feira, 02/03

O asteróide DD45 passou a 74800 km da Terra na última segunda-feira. Segundo os astrônomos e demais pesquisadores, a pedra tinha de 30 a 40 metros de diâmetro. Se tivesse entrado na atmosfera terrestre ou tivesse se chocado contra o nosso planeta, teria provocado um estrago considerável. Estudos mostram que os buracos causados por estes corpos celestes no nosso planeta tem um diâmetro de aproximadamente 10 vezes o diâmetro de cada rocha.

Os pesquisadores custaram a perceber que um asteróide estava se aproximando da Terra. E quando perceberam, nada fizeram, pois não daria tempo de fazer nada. A gente vê estes filmes de ficção científica e pensa que tudo tem solução. Neste caso, não teria.

Pesquisando sobre este assunto na Internet, descobri que alguém filmou o dito asteróide passando pela Terra. Vejam como é rápido: ele está viajando a uma velocidade de 500 milhas por minuto.



Neste vídeo, você pode vê-lo. Trata-se do corpo celeste que se move, bem no centro da imagem, da direita para esquerda.

Outro site bastante interessante é o que mostra os buracos deixados na superfície terrestre pelos 50 maiores meteóros ou asteróides que por aqui passaram. Existem alguns bem grandes e dois deles, ficaram registrados em solo brasileiro. Dê uma olhada na imagem abaixo do buraco perfeito, coberto de água, no solo indiano (numa localidade conhecida como Lonar).

O buraco, hoje o Lonar Lake, tem 1,83 km de diâmetro. O que equivale dizer que o asteróide que atingiu o solo indiano devia ter em torno de 183 m de diâmetro, bem maior do que o nosso visitante da semana.

O Lonar Lake é um lago muito bonito, veja na foto.



Já há alguns indícios do que os céus estarão nos enviando nos próximos anos. Conto pra vocês em outros posts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário