segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Consumidores veem na Petrobras modelo de responsabilidade social

Em pesquisa do Market Analysis, cerca de seis em cada dez consumidores colocaram desempenho da Petrobras em responsabilidade social entre os melhores ou acima da média.

A Petrobras é apontada como modelo de responsabilidade social, segundo o resultado do Monitor de Responsabilidade Social 2008 do instituto de pesquisa de mercado e opinião pública Market Analysis. A companhia, citada como exemplo de cidadania corporativa nos últimos três anos, obteve 19,8% de aprovação distanciando-se cada vez mais do segundo melhor colocado. O estudo sobre expectativas e atitudes dos consumidores brasileiros sobre responsabilidade social corporativa é realizado todos os anos, desde 2000, com 805 entrevistados em nove capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Goiânia.

A partir do estudo a Market Analysis desenvolve um relatório final que fornece percepções sobre as oportunidades e limitações existentes para uma efetiva atuação institucional na área de cidadania corporativa, avaliando a performance das diferentes iniciativas, estabelecendo comparações com as expectativas do público consumidor e identificando os resultados das estratégias de comunicação empresarial.

Uma das tendências detectadas pela pesquisa é o fato da Petrobras ser percebida como modelo de responsabilidade social, principalmente, entre aqueles que entendem cidadania corporativa como conjunto de ações de sustentabilidade econômica e ambiental. Ao serem questionados sobre a atuação da Petrobras no cumprimento de suas responsabilidades sociais, cerca de seis em cada dez consumidores avaliaram o desempenho como entre os melhores ou acima da média, e essa vantagem está ancorada principalmente na atuação em projetos ambientais, seguido de patrocínios esportivos e culturais.

O Monitor da Market Analysis lista as dez empresas mais bem ranqueadas em responsabilidade social no país. Entre as melhores avaliadas estão a Petrobras (19,8%), Coca-Cola (4,8%) e Vale (3,8%). Além do bom desempenho, a empresa obteve uma percepção mais homogênea nas diversas regiões do país em relação ao estudo anterior.

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