E como sabemos que as corporações são formadas de homens e mulheres, que se imbuem de atribuições e agem de forma a atender seus stakeholders (ou partes interessadas, como dizemos por aqui), precisamos pensar e repensar o papel destas organizações de modo a sermos mais responsáveis na hora de agirmos. Somos um só: o indivíduo cidadão e o empresário. Então, temos que ser coerentes.
Nos ajuda muito a entender esses chapéus e os papéis que desempenhamos o filme "The Corporation", relativamente antigo (2003), mas ainda muito atual. Eu recomendo que você o veja. E prepare-se para o que vai descobrir.
Se quiser usar o filme para fins didáticos, compre o DVD. Já está disponível e serve para apoiar futuras produções dos mesmos diretores.
_______________________
Ficha do filme:
Lançamento: 2003 (2h 25min)
Dirigido por: Jennifer Abbott, Mark Achbar
Sinopse: A partir da polêmica decisão da Suprema Corte de Justiça americana concluindo que uma corporação, aos olhos da lei, é uma "pessoa", são analisados os poderes das grandes corporações no mundo atual. A exploração da mão-de-obra barata no Terceiro Mundo e a devastação do meio ambiente são alguns dos fatos explorados, que entrevistam presidentes de corporações como a Nike, Shell e IBM, além de Noam Chomsky, Milton Friedman e Michael Moore.
Nenhum comentário:
Postar um comentário