domingo, 3 de março de 2013

Reaproveitamento de água

Há tempos atrás, postei aqui um assunto que sempre me interessou: o reaproveitamento de água. Ainda na época de criança, quando íamos passar férias na casa de um tio em Saquarema, estado do Rio de Janeiro, sempre o vi às voltas com a falta d'água que invariavelmente assolava aquela região na época das férias, quando a cidade estava cheia e o número de habitantes triplicava, triplicando também o consumo.

Talvez por isso, quando fomos nos mudamos pela primeira vez, e o apartamento que estávamos alugando era um apartamento com varanda, na qual não havia uma torneira, que permitisse uma rega de plantas que eventualmente os moradores quisessem ter ali, meu marido logo pensou numa forma de reaproveitar água.

A ideia dele foi bem simples. Ele deixava um balde abaixo da mangueira do ar condicionado. Toda manhã, dependendo do quanto o ar condicionado havia funcionado na noite anterior, tínhamos água suficiente para regar as plantas (em se tratando de um balde com capacidade para 20 litros de água). Você pode até pensar: Mas essa água não é suja? Sabe, como o tempo que se levava para encher o balde era de uma noite, ou seja, em torno de 8 horas, era tempo suficiente para a sujeira decantar e a água ficar limpa. Legal, né?

Decantação
Separar, por gravidade, impurezas sólidas que se contenham em (um líquido).

Então, não é uma ideia facilmente replicável?

Pois não é que hoje eu vi algo interessante? Acho que é aplicável em ambientes pequenos, ou banheiros públicos, como os que a cidade do Rio de Janeiro vai instalar em locais de grande movimento, onde não está previsto que haja uma pia para lavar as mãos.

Olha só...


Acho que eu não preciso explicar, né? Bom, era isso que eu queria compartilhar com vocês por hoje... 

Boa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário