terça-feira, 20 de agosto de 2013

Ensinando às crianças a importância da vegetação para os solos

Quando fiz Engenharia Civil, uma disciplina que me atraiu era Mecânica dos Solos. Muito porque o professor achava que tínhamos que entender o que ele dizia como se fôssemos alunos de Mestrado e, então, ele elevava bastante o nível das suas aulas. E aí eu tinha que estudar muito para acompanhar o que ele dizia.

Acho que, depois de tanto tempo de formada, o interesse pelo tema ambiental acabou me tornando mais curiosa sobre o assunto e eu consigo aprender melhor alguma coisa quando tento explicar para alguém. Resolvi então pesquisar um pouquinho sobre o tema, motivada por esta foto de uma experiência feita numa escola infantil, onde a professora mostrava aos alunos o que acontece quando a gente destrói a cobertura florestal de uma superfície.


Quando tem vegetação, a água sai praticamente filtrada. Quando não, sai barrenta. Taí o perigo.  Quando a gente retira a vegetação (árvores principalmente) das margens dos rios, a água percola mais facilmente e carrega tudo com ela. Os rios recebem sedimentos e vão ficando mais rasos, mais rasos, até que secam, ou ficam inutilizados para navegação de grande e, às vezes, de pequeno porte.

Olha um pouquinho da explicação:
Em Geotecnia, o fenômeno do deslocamento da água através do solo é chamado de percolação da água. Conhecer como se dá o fluxo da água no solo é muito importante pois ele é responsável por um grande número de problemas práticos de engenharia, os quais podem ser resumidos em três grupos:
  1. a vazão da água através de maciços terrosos, drenos ou filtros;
  2. o recalque nas fundações das obras; e
  3. a estabilidade geral das massas de solo principalmente de taludes.
Para o estudo da percolação, é fundamental que seja conhecido o coeficiente de permeabilidade do solo.
Fonte: aqui.


Se você não sabe o que acontece quando se retira a vegetação de uma superfície ou se constrói nos lugares errados, dá uma olhada nestas fotos:





A primeira foto mostra um solo que sofreu  bastante com a lixiviação. Nas regiões equatoriais, e nas áreas de clima úmido, com abundantes precipitações sazonais, verifica-se, com maior facilidade, os efeitos da lixiviação do solo. O que a gente vê é que quando a água perpassa esse solo, vários componentes são extraídos como minerais solúveis, como fósforo, cálcio, nitrogênio, o que desestabiliza bastante este solo e o torna impróprio para produzir.

Se você quiser se aprofundar sobre o tema, clica aqui e aqui.

Um comentário: