domingo, 18 de agosto de 2013

O dia depois de amanhã

Acabou de passar na tv o filme "O dia depois do amanhã", de 2004, que trata de uma tempestade de neve muito forte que abate o Hemisfério Norte.


A temática é bastante impactante e as imagens também, mas o fato é que o filme correlaciona o esfriamento da Terra com o aquecimento que temos vivido e faz um alerta pouco considerado pelas pessoas, mencionando inclusive os países desenvolvidos que se recusam a assinar o Protocolo de Kyoto (quer saber mais? clica aqui.), e que não cumprem o Princípio do Poluidor Pagador (quer saber mais? clica aqui.)

Já se vão quase dez anos desde que o filme foi lançado, com atores bacanas como o Dennis Quaid e o Jake Gyllenhaal, mas parece que nada foi feito desde então. E a gente só vê a coisa piorar... Temos visto pessoas morrendo com o calor na Europa e um frio crescente em países como o Brasil, em regiões onde praticamente não havia inverno. Atualmente, é tão natural entrar nas lojas de inverno para comprar sobretudos de lã de modo a usá-los no estado do RJ, que chego a me assustar. Eu mesma tenho 4.

O Protocolo de Kyoto é super sério e tem metas ambiciosas. O que se espera dos países signatários é que eles reduzam as emissões de gases que produzem o efeito estufa em várias atividades econômicas. O protocolo estimula os países signatários a cooperarem entre si, através de algumas ações básicas:
  • Reformar os setores de energia e transportes;
  • Promover o uso de fontes energéticas renováveis;
  • Eliminar mecanismos financeiros e de mercado inapropriados aos fins da Convenção;
  • Limitar as emissões de metano no gerenciamento de resíduos e dos sistemas energéticos;
  • Proteger florestas e outros sumidouros de carbono.
Se o Protocolo de Kyoto tivesse sido implementado com sucesso, estimava-se que a temperatura global reduzisse entre 1,4 e 5,8 °C até 2100, o que não vem acontecendo. Os principais poluidores, como os EUA e a China, não assinaram.

Reveja algumas cenas do filme e veja se não te impressiona...




Em um dado momento, o personagem do Dennis Quaid, o pesquisador Jack Hall, se pergunta se haveria tempo de aprender com as lições tiradas da catástrofe. Sempre é tempo de aprender. Fazemos isso o tempo inteiro como indivíduos. Precisamos urgentemente passar a fazer isso como um povo uno, aquele que habita um só planeta, a que convencionamos chamar de Humanidade.

No final do filme, a tempestade miraculosamente se dissipa, encontram-se sobreviventes que são levados para os países do Hemisfério Sul, estranhamente poupados do problema. Não se sabe porquê, já que o filme não explica muito bem. São tantos com esta temática do fim do mundo, e a gente se acostumou a não refletir sobre isso...

Paulinho Moska fez uma versão bem humorada de uma música no qual ele pergunta: "O que você faria se só te restasse um dia?"

E você? O que pensa sobre isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário