sábado, 6 de julho de 2013

Gerenciando seu próprio conhecimento - A história de Rodrigo, parte 3

Rodrigo é mesmo um cara de visão. Está aproveitando cada segundo dos três meses de curso. Sempre que pode, se reporta à Betina para contar o que aprendeu, sobre o que refletiu e em quais atividades acha que conseguirá implementar melhorias.

Porém, o mais interessante nesta história toda, é que Rodrigo realmente encara os seus colegas de turma como colegas de trabalho. Nenhum momento do curso é desperdiçado. Ele aproveita para anotar as dúvidas que cada um tem, como os professores encaminham as respostas e, sempre que possível, ele se junta aos colegas para ajudá-los a solucionar essas questões, mudando de grupo a cada aula.

Já pode dizer que estabeleceu com eles um bom relacionamento, e percebe cada vez mais, que eles recorrem a ele quando querem ajuda para refletir sobre algum ponto. Rodrigo sabe que assim, está construindo e solidificando a sua Reputação.

E você, já parou para pensar sobre isso? Sabe o que é Reputação? Nos dicionários, encontramos as seguintes definições:
f.
Ato ou efeito de reputar; opinião, conceito, fama.
Importância social.

(Lat. reputatio)

s.f. Ação ou efeito de reputar.
Conceito obtido por uma pessoa através do público ou da sociedade em que vive: minha reputação sempre chega aos lugares antes de mim.
Possuir renome ou prestígio: era uma mulher de reputação.
Bom ou mau conceito: ter boa ou má reputação.
(Etm. do latim: reputatione)
Construir sua Reputação é o primeiro passo para consolidar uma Rede de Relacionamentos. Mas, cuidado, leva-se muito tempo para ter a Reputação que se deseja, e um segundo para vê-la desmoronar. Uma pessoa, à medida que é observada, deve cuidar de cada passo que dá.

Quando as pessoas têm consciência da Rede de Relacionamentos da qual fazem parte, é muito mais fácil que consigam gerenciá-la do modo que lhe for mais proveitoso. As principais questões que uma rede nos ajuda a responder estão relacionadas ao tipo de conhecimento que temos e de que precisamos. Já dizia o antigo Secretário de Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld, são vários os tipos de conhecimentos que temos.

"There are known knowns; there are things we know that we know.
There are known unknowns; that is to say, there are things that we now know we don't know.
But there are also unknown unknowns – there are things we do not know we don't know".
- United States Secretary of Defense, Donald Rumsfeld

Eles estão associados a imagem abaixo, que trata do conceito de consciência sobre o conhecimento que temos. A coisa funciona assim...


Quanto mais me aproximo das colunas da direita, mais eu sei o que devo fazer. Se "Sei o que sei", devo aplicar meu conhecimento às tarefas do dia-a-dia, das mais simples às mais complicadas e as execute com certa tranquilidade. Neste ponto, se sei o que fazer, basta que eu queira fazer, o que está relacionado à minha Motivação.

Se eu "Não sei o que sei", vou acabar descobrindo à medida que executo a atividade. E posso chegar à alegre conclusão de que eu já sabia fazer aquilo, e nem tinha me dado conta. É a minha atitude pró-ativa que me conduzirá a descobrir que eu já sabia, só não tinha consciência (Atitude).

Se eu "Sei o que não sei", é fácil, basta buscar ajuda. Mas, para tal, eu preciso ter uma Rede de Relacionamentos, na qual eu tenha mapeado, ainda que tacitamente, quem pode me ajudar com o quê. Ou seja, preciso ter conseguido identificar junto aos meus colegas de trabalho, parceiros ou amigos, quem detêm determinado conhecimento que poderá me se útil no futuro. É preciso então ser hábil para pedir ajuda à pessoa certa na hora certa (Habilidade).

Quando "Não sei o que não sei", o importante é estar bem próximo desta mesma Rede de Relacionamentos. Alguém irá me dizer que "não é assim que se faz", e me ajudar com alguma dica, ou me orientará quanto ao caminho a seguir... Ou seja, preciso ser competente até quando não sei que não sei!

Consegue perceber quantos benefícios podemos ter quanto gerenciamos nossa Rede de Relacionamentos? Vou falar mais sobre disso depois...




---------------------
Fontes: 
Dicionário online de Português - http://www.dicio.com.br/reputacao/
Dicionário Web - http://www.dicionarioweb.com.br/reputação/


Nenhum comentário:

Postar um comentário