sexta-feira, 5 de julho de 2013

Gerenciando seu próprio conhecimento - A história de Rodrigo, parte 2

Rodrigo é um cara de sorte mesmo. Não é todo mundo que consegue um emprego numa empresa que investe em seu Capital Humano (1).  Ele vai ficar três meses estudando, com a anuência de sua gerente, a Betina, que também acha sensacional o fato de ter um Departamento especializado em formar os profissionais que chegam.

Aliás, você sabe o que é Capital Humano? Alguns pesquisadores assim o definiram:

"É o resultado da soma das capacidades, conhecimentos, habilidades e experiências individuais dos colaboradores e gerentes, acrescido da percepção da dinâmica de uma organização inteligente em um ambiente competitivo em mudança, incluindo ainda a criatividade e inovação organizacionais. O capital humano diz respeito a todas as expertises que estão sendo acumuladas na organização e ao seu compartilhamento".- Edvinson e Malone, 1998
"É definido como a capacidade necessária para que os indivíduos ofereçam soluções aos clientes, e torna este capital muito importante, pois ele é a fonte de inovação e renovação da organização. Uma organização repleta de indivíduos inteligentes não necessariamente é uma organização inteligente, porque é preciso que haja sinergia entre o capital humano e os outros capitais que constituem a organização para que o conhecimento possa ser transmitido e compartilhado". - Stewart, 1998

Betina, a gerente, acredita muito que Rodrigo, assim como todos os demais empregados que participarão do curso, chegarão bem melhor preparados para executar suas tarefas e desenvolver seu trabalho, à medida que sofrerão uma aprendizagem acelerada neste período de três meses.

Serão três meses com um colaborador a menos no time, que retornará pronto para executar, criar, inovar, sugerir, e refletir com muito mais propriedade, do que se não tivesse recebido esse "banho de loja". Imagina se ele chegasse e ela pedisse a ele que conhecesse a empresa por meio dos arquivos disponibilizados na intranet? Que tédio, não?

Betina acredita no treinamento, e também no processo de Ambientação, que eu vou te contar depois. Com o conhecimento que será adquirido no curso, ministrado em sua maioria por profissionais da empresa, Rodrigo saberá a quem recorrer em caso de dúvidas, e ainda conhecerá melhor as bases de conhecimento da empresa, do que se estivesse navegando sozinho.

-----------
Referências:

¨EDVINSON, Leif; MALONE, Michael S. Capital Intelectual - Descobrindo o Valor Real de Sua Empresa Pela Identificação de Seus Valores Internos. São Paulo: Makron Books, 1998.
¨STEWART, Thomas A. Capital Intelectual – A nova vantagem competitiva das empresas. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário