quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Deixe a luz entrar em casa

Observar como a luz entra em sua casa é fundamental antes de tomar decisões sobre como utilizá-la. Às vezes, basta mudar o tecido de um estofado, usar uma tinta clara na parede ou alterar a posição dos móveis. O segredo é prestar atenção e pensar em como adaptá-la para aproveitar tudo o que a luminosidade oferece. Porque não há nada mais gostoso que levar para dentro de casa a luz em seu estado mais puro.

Idéias luminosas
  1. Não confunda sol com boa iluminação. A luz direta pode manchar madeira, desbotar as paredes, descorar o tecido dos estofados e enfraquecer suas tramas. Onde bate muito sol, use persianas ou cortinas.
  2. O sol prejudica os eletroeletrônicos. Nunca os deixe expostos à luz direta e evite ambientes muito quentes.
  3. Antes de pintar uma parede com uma cor forte, avalie se o tom escolhido vai escurecer o ambiente. Uma dica: quanto mais claro o espaço, maior ele fica - a claridade dá sensação de amplitude.
  4. Pintar uma porta de branco pode fazer toda a diferença num cômodo, assim como escolher tecidos claros e com poucas estampas para os estofados.
  5. Escadas devem ser bem iluminadas. Além do velho recurso de pintar a alvenaria dos degraus de branco, pode-se colocar um vidro ou janela para deixar a claridade entrar.
  6. Em corredores, quando for possível, coloque um vitrô ou vidro. E opte por paredes claras para distribuir mais a luz nesse espaço.
  7. Dependendo da arquitetura da casa, a lateral de uma fachada pode refletir a luz externa para dentro do imóvel.

................................
Retirado da matéria "Deixe a luz acesa", por Roberta De Lucca, Revista Vida Simples, Ed. Março 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário