domingo, 1 de janeiro de 2012

Descartando...


Outro dia, almoçava com as amigas quando o papo começou a rolar sobre descarte... descarte de roupas íntimas, de remédios fora da validade, de comidas vencidas... Todo mundo confessou que já passou por isso um dia, que se deparou com algumas sobras que representaram dinheiro-jogado-fora, mas que tiveram que se conformar e colocá-las no lixo.

Foi então que eu perguntei como elas faziam o descarte...

- Como assim?, me perguntou uma delas - eu simplesmente jogo no lixo e pronto.

- Bem, expliquei, não é bem assim... Você por acaso pensa que o seu lixo vai parar num aterro sanitário e que, muitas vezes, há pessoas carentes do outro lado que 'consomem' o que você joga fora?

- Hã?, foi a pergunta geral - então, temos que pensar em proteger as pessoas delas mesmas?

Infelizmente, é isso aí. Você nunca sabe quem vai consumir o seu lixo, e o que é lixo para você pode não ser para os outros.

Vamos aos fatos.

Ao descartar remédios, você deve se lembrar de não deixar os comprimidos na embalagem, nem o líquido no vidro. Ou seja, quando descartar comprimidos fora da validade, abra um por um, quebre-os ou esfarele-os e jogue os no lixo fora da embalagem. No caso de líquidos, como os de xaropes, colírios, e remédios de pingar, esvazie o vidro e descarte-o vazio.

No caso de comidas, retire-as da embalagem, nunca descarte uma embalagem fechada, seja de almôndegas vencidas, ou de iogurte. Nunca. Alguém pode abrir e comer. É sério. Pode dar botulismo. Você não quer ser responsável por isso, mesmo sem saber, né?

Mas, aí vem as roupas íntimas. Todo final de ano, muita gente pára para arrumar o armário, tira umas peças de roupa que não usa mais, e também algumas calcinhas e sutiãs. Mas, ninguém dá calcinha, nem sutiã. Isso não se dá. Como é que você joga fora? No lixo... Bom, então aqui vai mais uma dica, corte as calcinhas no fundo e os sutiãs pelo meio, ao invés de nas alças. As alças são facilmente costuráveis. Se você cortá-los bem, ninguém poderá usá-los. Doenças podem ser transmitidas por estas peças, então é melhor não deixá-las intactas.

Enfim, é em cada ato que nos mostramos responsáveis para com o próximo. Pense nisso! Feliz ano novo!

2 comentários:

  1. Raquel,

    Em algumas unidades da Droga Raia no Rio de Janeiro, eles possuem um posto de descarte para remédios.
    Vale muito a pena pois o medicamento fora da validade é entregue a quem entende do assunto.
    Vou colocar um link da reportagem para que você possa se interar.
    Beijocas,

    Ale

    http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/estado/2011/02/21/rede-de-farmacias-oferece-servico-de-descarte-de-medicamentos-em-sp.jhtm

    ResponderExcluir
  2. Raquel,
    Se souberes de alguma ação de transformação das peças de roupas íntimas por favor me avise!É uma área que me interesso.
    Obrigada
    Helena Soares

    ResponderExcluir